Cirurgias Reparadoras

Lábio Leporino e Fenda Palatina


Definição: É o resultado de um desenvolvimento anormal do lábio e do palato do recém-nascido.
Finalidade: A reparação do lábio leporino e da fenda palatina é um tipo de cirurgia plástica para corrigir o desenvolvimento anormal, visando restaurar a função e deixar a aparência mais próxima do normal. Lábio leporino e fenda palatina estão entre as malformações congênitas mais comuns que afetam as crianças. A formação incompleta do lábio superior (fissura) ou do teto da boca (palato) pode ocorrer individualmente ou em conjunto. As condições podem variar em termos de gravidade, podendo incluir um ou ambos os lados da face. A fenda, ou separação do lábio superior e/ou o céu da boca, ocorre muito precocemente no desenvolvimento do feto. Durante o desenvolvimento fetal, alguns componentes do lábio superior e do céu da boca não se formam normalmente. A maioria das fendas pode ser reparada através de técnicas especializadas de cirurgia plástica, melhorando a capacidade da criança de comer, falar, ouvir e respirar.

Dr. Ferrer Pardo

A importância de uma ação multidisciplinar: As crianças que nascem com o palato ou o lábio leporino requerem as habilidades de vários profissionais para corrigir os problemas associados com a sua condição. Além de precisar de uma cirurgia plástica para reparar a abertura, estas crianças podem ter problemas com a sua alimentação e os seus dentes, sua audição, sua fala e o desenvolvimento psicológico a medida que vão crescendo. É por isso que os pais devem buscar a ajuda de uma equipe de lábio e palato leporino tão rápido como seja possível. Os profissionais médicos com a experiência nestes problemas configuraram estas equipes pelo país todo para ajudar os pais a tratarem seu filho desde o nascimento ou mesmo antes. Tipicamente, uma equipe destas características inclui um cirurgião plástico, um pediatra, um dentista, um fonoaudiólogo, um assistente social, um especialista auditivo, um otorrinolaringologista, um psicólogo, uma enfermeira e um conselheiro genético.

Riscos e incertezas: Quando a cirurgia é realizada por um cirurgião plástico qualificado com experiência na reparação do lábio ou do palato, os resultados podem ser bastante positivos. Porem, igual em que qualquer outra operação, há certo risco e complicações associadas ao procedimento. Na cirurgia do lábio leporino, o problema mais comum é a assimetria, quando um dos lados da boca e do nariz não é igual ao outro. O objetivo da cirurgia é fechar a abertura na primeira operação. Ocasionalmente, é preciso uma segunda operação. Na cirurgia do palato, o objetivo é fechar a abertura que existe no palato de forma que a criança possa comer e aprender a falar corretamente. Ocasionalmente, se uma recuperação no palato não for muito boa ou se a fala da criança é limitada pode se precisar de uma segunda operação.

Planejando sua cirurgia: Na sua primeira consulta, será discutido os detalhes do procedimento que vai usar, incluindo onde será realizada a cirurgia, o tipo de anestesia que será usada, os possíveis riscos e complicações, a recuperação, os custos, e os resultados que podem ser esperados. Seu cirurgião vai responder também às perguntas que você possa ter a respeito de sua criança e sua alimentação, do peito ou da mamadeira, antes e depois da cirurgia. Na maioria dos casos, as companhias de seguros cobrem a maioria dos custos para estas cirurgias. Confira a sua para garantir que o seu filho esteja coberto e procurar se existe alguma limitação sobre os tipos de tratamento que não estejam contemplados no plano.

Cirurgia de palato: Um lábio leporino pode oscilar em severidade desde pouco chato na parte vermelha do lábio superior até a separação total do lábio indo até o nariz. O lábio leporino pode ocorrer em um ou nos dois lados do lábio superior. A cirurgia é geralmente realizada quando a criança tem quase 10 semanas de idade. Para reparar o lábio leporino, o cirurgião realizará uma incisão no lado superior do lábio leporino da boca até a narina. Logo após girará a porção rosa escura do lábio leporino para baixo e puxará o músculo e a pele do lábio ao mesmo tempo, para fechar a separação. A função do músculo e a forma normal dos lábios na boca são restabelecidas. A deformidade na narina pode ser reparada no momento em que também é reparado o lábio ou em uma cirurgia posterior.

Tempo de recuperação: Talvez a sua criança não possa descansar apropriadamente depois da cirurgia, mas seu médico pode prescrever alguns medicamentos para aliviar a dor. Os imobilizadores dos cotovelos serão necessários por algumas semanas para evitar que seu bebê coce a área. Se algum curativo foi usado, serão removidos em um ou dois dias, e os pontos serão removidos ou se dissolverão em cinco dias. Seu médico deve advertir-lhe como alimentar seu filho durante as primeiras semanas depois da cirurgia. É normal que a cicatriz da cirurgia pareça maior e mais vermelha nas primeiras semanas depois da cirurgia. Isto desaparecerá gradualmente, embora a cicatriz nunca desapareça por completo. Em muitas crianças, porém, é difícil notar devido às dobras que ficam no nariz e no lábio superior.

Cirurgia do palato: Em algumas crianças, o palato leporino pode comprometer somente uma pequena porção de todo o palato; em outras, pode verter em uma separação completa que vai da frente para trás. Como no lábio leporino, o palato pode aparecer em ambos os lados da boca. Porém, reparar o palato envolve uma cirurgia muito mais complexa é usualmente realizada quando a criança tem de nove a 18 meses de idade, período no qual o bebê é maior e tem mais probabilidades de aguentar a cirurgia. Para reparar um palato, o cirurgião fará uma incisão em ambos os lados da separação, mexendo o tecido de cada um dos lados para o centro ou para a linha central do palato. Isto reconstrói o palato, juntando os músculos e fazendo que o palato tenha as condições apropriadas para que a criança possa falar e se alimentar corretamente.

Recuperação da cirurgia de palato: Durante um ou dois dias, provavelmente seu filho sinta certa dor e desconforto, o qual pode ser controlado mediante medicamento. Durante este período, seu filho não comerá tanto quanto normalmente — então se vai manter um fluido intravenoso para alimentar o seu filho. Os imobilizadores dos cotovelos devem ser usados para seu filho não coçar o local operado. Seu médico indicará como alimentar seu filho durante este período depois da cirurgia. É crucial que se siga as instruções do seu médico sobre a alimentação para permitir que o palato se sare apropriadamente.

Restaurado: As crianças que tem um lábio ou o palato leporino são particularmente sensíveis às infecções dos ouvidos devido a essas condições interferirem com a função do ouvido médio. Para permitir uma drenagem apropriada e uma boa circulação de ar, o cirurgião otorrinolaringologista da equipe do lábio e palato leporino pode recomendar que seja colocado um pequeno tubo de ventilação no pavilhão auditivo. Esta operação relativamente simples pode ser realizada após ou no momento no qual o lábio leporino é reparado. Além disso, a cirurgia pode ser recomendada pelo seu cirurgião plástico quando seu filho seja maior para refinar a função do nariz, do lábio, e do palato. Caso queira discutir melhor as suas necessidades com os membros da equipe de lábio ou palato leporino faça com que eles vejam seu filho. Talvez o mais importante é ter em mente que a cirurgia para reparar um lábio ou um palato leporino é só o começo do processo. O apoio familiar é crítico para a saúde mental do seu filho. O amor e a compreensão ajudarão seu filho a crescer com um sentido de autoestima que vai além do defeito físico que possa ter.

Localização

Corporate Tower Campo Belo
R. Barão do Triunfo, 612 - Conj 709-710
Brooklin, São Paulo - SP

Envie um e-mail

contato@ferrerpardo.com.br

Ligue agora

(11) 5543-0101 | 99191-4090
WhatsApp